Alimentação do Rottweiler


A escolha da alimentação do seu Rottweiler é a decisão mais importante que alguma vez fará pois influenciará diretamente a saúde e condição física do seu cão. Um cachorro Rottweiler multiplica o seu peso de nascença por 100 ou 150 até chegar aos 12 meses de idade - a alimentação é um fator crucial para que o seu desenvolvimento seja harmonioso e total.
Das 3 hipóteses existentes: Alimentação Natural (rawfeeding/BARF); Alimentação cozinhada e Alimentação industrial (ração seca), a mais prática será sem dúvida a última. Contudo, há que saber o que a compõe, verificar os ingredientes, origem e proporção de cada um. Não escolha uma marca só porque é a que oferece mais brindes, a que aparece na TV ou é a que até tem a foto de um cão igual no saco...verifique sempre que para além de ser uma ração Super-Premium, é também a mais adequada ao seu cão, á sua idade e condição física. Pêlo baço e com queda acentuada, problemas de crescimento, apatia, aprumos fracos, mãos abertas (com os dedos afastados), fezes demasiado moles ou duras e mal cheirosas,  são a maioria das vezes resultados de uma alimentação errada e desequilibrada. Antes de escolher a ração, fale com o criador do seu cão, fale com o veterinário, e até com outros criadores e proprietários de Rottweilers. Embora tenhamos optado por outro tipo de alimentação para os nossos Rottweilers, temos vários outros cães alimentados com ração, também com bons resultados.

Na minha saga em busca da ração perfeita para a Lafi (AKA Shiva), deparei-me com uma "nova" forma de encarar a nutrição canina. Encontrei um grupo de pessoas de vários países, criadores, expositores e proprietários, que defendiam a alimentação natural Raw Feeding como sendo a melhor para a saúde dos cães. Como o nome indica, trata-se de dar comida crua. Esse movimento assenta, entre outros, no livro de Tom Lonsdale   Raw Meaty Bones  e  Dr Billinghurst's  Give your dog a bone. Comecei então a estudar tudo o que encontrava sobre o assunto, e ingressei em vários foruns/listas de discussão internacionais onde aprendi muito do que sei hoje sobre nutrição canina. Neste grupos encontrei Criadores de renome internacional que me forneceram as "ferramentas" para que eu pudesse descobrir esse mundo e decidir por mim mesma o que seria melhor para os meus cães.

A Alimentação Natural divide-se em 2 correntes base, uma que utiliza vegetais na sua composição - a BARF -; e outra que defende que o cão é 100% carnívoro, pelo que a sua dieta dispensa os vegetais, baseando-se na premissa que o aparelho digestivo do cão é incapaz de digerir vegetais inteiros, estes têm sempre que ser reduzidos a uma papa através da trituração.

Há também alguma controversia quanto ao uso de suplementos naturais. Como em tudo, deve prevalecer o nosso bom senso e conhecermos as necessidades energéticas dos nossos animais.  Na minha pesquisa deparei-me muitas vezes com pessoas que defendem a sua perspectiva de um modo mais contundente e para as quais só há uma forma de fazer as coisas, á maneira delas...concordando ou não com elas, a verdade é que TODAS essas pessoas me ensinaram algo valioso.

Eu optei pelo RawFeeding baseado no modelo de presa inteira, sem verduras e sem triturar nada, e utilizo alguns complementos naturais conforme as necessidades dos meus animais, que são cães de porte grande, com elevada atividade física ao nível do desporto canino e que têm que estar sempre em excelente condição física para entrarem em Ring de exposição. Resulta com os meus cães, o que não significa que resulte com todos.

Esta é uma dieta que só deve ser feita com acompanhamento de alguém já experiente e só após algum estudo, para que se saiba exatamente o que se está a fazer.

O principio base desta dieta acenta na premissa que o cão está geneticamente programado para comer alimentos crus, mais especificamente carne, e que nenhuma comida processada (ração) pode fornecer a melhor alimentação para o cão.

Desta forma, para encurtar o que é realmente uma longa história (ver links no final do texto), o que comem os meus cães?

- Frango inteiro (com pele e ossos) 
- Peru (pescoços, pernas, peito, asas)
- Orgãos (coração, rins, figado, tripa, moelas - tudo preferencialmente de Novilho e de galinha)
- Borrego (qualquer parte incluindo a cabeça)
- Novilho (sem osso)
- Porco (pá com osso e carne)
- yoghurt, Queijo Fresco, ovos

- Em relação ao peixe, optei por não dar e substituir por óleo de salmão.

-Tudo isto obedece a um esquema rigoroso de quantidades e porpoções percentuais (proteina, gordura, vitaminas, etc etc)

O que os meus cães ganham com esta dieta? Entre outras:
- Dentes sempre limpos, sem tártaro e hálito fresco. 

- Fezes menores, mais consistentes, sem cheiro e menos vezes ao dia. As fezes de cães alimentados assim desaparecem em apenas dias de um ambiente que não seja limpo e sem chuva, enquanto que as de ração se mantêm muito mais tempo...

- Massa muscular mais tonificada e forte, e de constituição mais rápida.

- Maxilares mais fortes

- Digestão mais rápida

- Aumento dos níveis de energia e stamina 

- Odor inexistente (aquele cheiro a cão?? Qual??)

- Pelo brilhante, forte e sádio, sem queda a não ser as 2 mudas de pelo sazionais

Muitas pessoas dizem que dá muito mais trabalho alimentar os cães assim...eu penso que o único trabalho que dá é o estudo que temos de fazer antes de iniciar um esquema de alimentação RawFeeding. SEM ESSE ESTUDO E ORIENTAÇÃO NÃO É POSSÍVEL mudar para rawfeeding os seus cães! Terá também que investir numa arca frigorifica para poder armazenar a carne e poupar algum dinheiro comprando em quantidades maiores.  Alimentar um cão a rawfeeding não fica mais caro que a ração, desde que se saiba onde e o que comprar. Por outro lado, sei a 100% o que estou a dar aos meus cães, controlo a qualidade, a origem e a quantidade da comida que eles ingerem...e vejo os resultados.


Transição alimentar

Construindo um corpo

O filhote de Rottweiler é um pequeno molossóide (grupo de cães de físico forte). A fim de alcançar seu tamanho adulto, primeiro ele tem que desenvolver seu esqueleto, o que requer uma energia adequada e quantidade ideal de cálcio e fósforo, ou seja, nem mais, nem menos. O desenvolvimento muscular vem logo em seguida, o ganho de peso diminui consideravelmente, enquanto a estrutura óssea se solidifica. Durante este período, é essencial que a quantidade diária de alimento seja monitorada com cuidado, pois a alimentação em demasia faz com que o filhote desenvolva gordura (células adiposas) ao invés de músculos.

Sistema imunológico

Durante as primeiras semanas de vida, o filhote se beneficia dos anticorpos transmitidos pela mãe, mas esta proteção se reduz gradualmente entre a 4º e 12º semana de vida. Como resultado, o filhote fica muito sensível ao risco de infecção, pois seu próprio sistema imunológico ainda imaturo. Portanto, é importante verificar os protocolos de vacinação com o médico veterinário.

Saúde bucal

Os dentes de leite surgem por volta da 3º semana de vida, e são gradualmente substituídos pela dentição adulta ao redor dos 7 meses de idade. É essencial incentivar o filhote a mastigar antes de engolir o alimento, tanto para diminuir sua velocidade de ingestão quanto para garantir uma boa saúde bucal.

Uma digestão muito frágil

A transição para os alimentos sólidos exige muito cuidado, pois o filhote não é capaz de assimilar grandes quantidades de alimentos ou de digerir adequadamente todos os nutrientes (por exemplo o amido), devido à imaturidade de seu sistema digestório.

O consumo de alimento em excesso (acima das necessidades do filhote) durante o crescimento pode causar um ganho de peso indesejado, levando a problemas na estrutura osteoarticular do animal.

Recomenda-se seguir a quantidade de alimento indicada na embalagem e se possível dividi-la em pelo menos duas refeições ao dia, pois isso ajuda o filhote a assimilar melhor a refeição e a evitar problemas digestivos.


Portal do Rottweiler

10 comentários :

  1. tenho o filhote de rottweiler e gostaria de saber como adestra com base em linguagem.

    ResponderExcluir
  2. Comprei um filhote de rotteweiler (macho) , ele tem 5 meses e pesa uns 18 quilos, qual quantidade de ração devo alimentar ele por dia? Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce deve alimenta-lo 03 vezes ao dia até 01 e 6 mese de idade com ração filhote, após essa idade você troca para ração adulto e reduz para 2 vezes ao dia, lembrando que a ração tem que ser pelo menos super premium. Grato

      Excluir
  3. Depende muito da ração que é dada ao seu cão . E comprei uma escova para cães que ajudou muito também.

    ResponderExcluir
  4. QUAL VERMÍFUGO É MAIS INDICADO PARA O ROTTWEILER?

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma fêmea de dois meses qual a quantidade de ração devo dará a ela?

    ResponderExcluir
  6. Pode dar 370 a 400 gramas por dia. Você deve dividir essa quantidade em pelo menos três vezes no dia,ok!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

© Portal do Rottweiler - 2012 - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: J.Menezes .
E-mail: canilzeus@gmail.com