Cuidados com os filhotes


Primeiros DIAS

Não é fácil criar um cãozinho, independente de seu porte. Ele nos traz alegrias, mas também, responsabilidades: dá trabalho, exige atenção, porque para seu bom desenvolvimento precisa de muitos cuidados, principalmente com sua higiene, alimentação, vermifugação e vacinação. Ao chegar ao novo lar, seu filhote precisará de muita atenção, carinho e cuidados especiais. Escolha um lugar para que ele durma e faça suas necessidades. Procure mantê-lo o máximo possível no lugar escolhido para que o filhote se acostume, uma caixa para dormir e estar é aconselhável (compra-se em uma loja de animais). Forre bem com jornal e coloque o pote de água e comida longe, para que ele não faça suas necessidades perto de onde comerá. Coloque brinquedos, roupas ou qualquer outra coisa que sirva de distração e companhia. Ensine sua família a maneira correta de segurar um filhote. Deve-se colocar uma mão embaixo de seu traseiro e a outra embaixo de seu peito. Nunca pegue-o pelas patas dianteiras ou pelo pescoço. Na primeira noite provavelmente ele se sentirá inseguro. Coloque uma garrafa com água morna (não quente) debaixo de sua manta (é um substituto do corpo da mãe) para que seu filhote se sinta quentinho e protegido. Música bem leve também ajuda. Música bem leve também ajuda. Mantenha-o longe de fios elétricos, escadas, plantas, ralos, para que não ocorra nenhum acidente e longe de produtos de limpeza que podem causar sérios danos para o cãozinho.
HABITAT

O lugar onde seu mascote dorme deve estar sempre limpinho e forrado, protegido do vento e da chuva. A higiene é fundamental para que seu filhote não tenha doenças, vermes ou pulgas. Procure lavar sua caminha, paninhos e brinquedos pelo menos uma vez por semana. Mantenha sua cama e potes de comida sempre afastados do local onde seu filhote fará suas necessidades. Sempre que fizer arte, prenda-o para que ele perceba que fez algo errado. Não esqueça de lavar os potes de água e comida com freqüência e muito bem para evitar doenças.

BANHEIRO

Qualquer animal procura, por instinto, fazer suas necessidades afastado de sua cama e potes de comida, por isso forre bem o lugar escolhido para as necessidades com bastante jornal e vá reduzindo a quantidade a medida que seu filhote for aprendendo, limitando o local. Quando fizer no local certo elogie, aplauda, faça festa; faça-o ver que fez algo certo, e se quiser, dê-lhe uma recompensa. Caso contrário repreenda-o, mas sem violência, ignore-o, prenda-o, fique triste, para que ele saiba que o que fez não está correto. Precisará de muita paciência nas primeiras semanas, até que o filhote comece a entender o que tudo isso significa. Para que ele não repita o ato desinfete o local com produto de forte odor, porém não tóxico.

GRITOS, CHORAMINGOS E MORDIDAS

Se seu cãozinho grita ou choraminga, talvez esteja tentando dizer-lhe algo. Pode ser fome, sede, pode precisar sair ou talvez queira brincar. Se intuir o que ele quer, ocupe-se disso .

ALIMENTAÇÃO

Uma correta alimentação é fundamental para o desenvolvimento do filhote. Existem muitas rações de qualidade que poderão ser usadas em sua alimentação. A ração Ciclos 4 é recomendavel. Dê preferência à ração que seu filhote estava habituado, pois a troca de ração pode afetar, temporariamente, a digestão de seu cãozinho. Caso prefira mudar de ração, vá alterando gradativamente, colocando 10% da nova e 90% da antiga, depois 20% contra 80% até mudar totalmente. A quantidade vai depender do porte do filhote, do peso, da idade, do nível de atividade física, entre outras questões. Aconselhamos verificar na embalagem da ração que será utilizada. Para filhotes com menos de 60 dias recomendamos que amoleça a ração com água fervendo criando uma papinha, adicionando ou não, caso seu filhote tenha falta de apetite, um caldinho de carne para atiçar o olfato. Mantenha sempre água limpa e fresca em local protegido do sol. Procure oferecer as refeições sempre nos mesmo horários. Não deixe comida à vontade, pois poderá alterar a digestão, o ideal é oferecer a comida, deixar um pouquinho e retirar do lugar para evitar o acúmulo de pó, sujeira ou o pouso de algum inseto. Nunca dê ao seu filhote doces, chocolate, massas, batata, feijão, enlatados, embutidos, carne de porco ou frutas cítricas e nem pense em oferecer ossos finos que podem entalar na garganta. Prefira sempre a ração.

Filhotes – até um ano: de 3 a 5 refeições diárias (ração para filhotes)

Adultos: 2 refeições diárias (ração de adultos)

CRESCIMENTO

Quando os dentinhos de seu filhote estiverem crescendo (eles têm dentes de leite desde 3 a 5 semanas), provavelmente ele começará a roer móveis, objetos, tênis e tudo o que encontrar pela frente. Recomendamos manter armários fechados e dar vários brinquedos para que ele se distraia. Aconselhamos proteger os pés dos móveis com papelão colocando algum produto não tóxico com cheiro forte, como a pimenta, para que ele não se aproxime. Além disso, dê bronca, afinal ele precisa aprender o que é certo e errado. Uma outra arte que os filhotes costumam fazer durante seu crescimento é brincar com o papel higiênico do banheiro. Procure manter a porta fechada para evitar surpresas.

VERMIFUGAÇÃO

Siga-o, religiosamente. Não deixe seu filhote com vermes, pois isso, poder-lhe-á causar sérios danos. Recomendamos que a desvermifugação seja feita de 15 em 15 dias até o 6° mês de vida, podendo ser reduzida depois desse período, mas não deixe seu cãozinho por mais de 3 meses sem tomar vermífugos.

VACINAÇÃO

Siga corretamente as instruções passadas e não esqueça das outras doses. Muito cuidado para que seu cãozinho não entre em contato com outros cães ou com a grama para não se contaminar. Esse primeiro período de vida de seu filhote é muito delicado. Não esqueça de administrar as 3 doses recomendadas e depois de adulto dar uma dose por ano.

Com 35 dias – vacina PUPPY (Cinomose e Parvovirose)

Com 45 a 60 dias – 1ª dose vacina V8 (Cinomose, Hepatite, Parvovirose, Leptospirose, Coronavirose, Laringotraqueite e Parainfluenza) ou V10.

De 21 a 30 dias depois – 2ª dose

De 21 a 30 dias depois – 3ª dose

Com 6 meses – 1ª dose vacina Raiva

Para Rottweiler recomendamos mais uma dose de vacina.

HIGIÊNE

Os banhos devem se iniciar após o término da vacinação (por volta de 135 dias), e devem ser usados produtos indicados para cães ou produtos neutros. Caso seu filhote precise de um banho inesperado antes do término das vacinas, sugerimos sua limpeza com solução de 60% de água morna e 40% de álcool. Umedeça um pano na solução e esfregue em seu pêlo. Nunca deixe seu filhote molhado. Limpe seus olhos com água boricada e suas orelhas com álcool iodado. Na hora de cortar as unhas atenção para cortar apenas a parte da unha crescida e que não seja a “viva”, pois provocaria sangramentos. Penteie seu pêlo de 2 a 3 vezes por semana para mantê-lo desembaraçado. Recomendamos também escovar seus dentes para evitar o tártaro 3 vezes por semana. Se preferir leve seu cãozinho a um pet-shop. Aconselhamos só levar seu filhote a pet-shops para banho depois da última dose de vacina, para evitar qualquer tipo de contágio antes de estar totalmente protegido.

PASSEIOS

Os passeios são fundamentais para a prática de exercícios físicos, cuja ausência pode levar à obesidade, porém não recomendamos o contato com a rua sem terminar a vacinação. Esses passeios podem trazer algum contágio para seu filhote. Fique atento. O ideal é o uso de coleira identificada com endereço e telefone, desde os primeiros dias de vida.

Portal do Rottweiler

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

© Portal do Rottweiler - 2012 - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: J.Menezes .
E-mail: canilzeus@gmail.com