Mais sobre o Rottweiler


Eis o guarda ideal segundo o conceito de muita gente, inclusive dos brasileiros, quem não conhece alguém que já teve, tem ou pensa em adquirir um Rottweiler para proteção de sua casa ou seu negócio. Sem dúvida alguma esse nível de predileção já transcorre por anos, começou na década de 90 quando o então não muito conhecido (pelo menos no gosto popular) Rottweiler praticamente substituiu o Doberman na preferência como cão de guarda, aliado ao seu visual intimidador, uma postura, alerta, sempre atento ao mundo ao seu redor e ajustado sempre as ordens de seu dono. Para terminar de consolidar todas essas ínfimas características essa raça tem toda uma constituição que a capacita para a função de guarda: sua musculatura farta que lhe dá o visual massudo (sem nunca parecer pesado ou erroneamente obeso segundo dito popular), dentição farta, mandíbula bem desenvolvida (permite uma mordedura com muito mais pressão devida à musculatura do queixo), sua cor (preto predominante com marcações que variam do vermelho fogo ao mogno) que permite um ataque mais furtivo à noite. Acontece que nem só de guarda vive o Rot, desde sua origem esse cão foi muito utilizado para pastoreio de gado bovino, não demorou, para que fossem reconhecidas suas características de guarda leal, protetor da propriedade de seu dono, e até mesmo como cão de tração, isso mesmo, até para puxar carroças para entrega de leite o Rottweiler já foi usado, antigamente na Alemanha (seu país de origem) assim como em outras partes do mundo quem criava gado para abate, também vendia a carne e conseqüentemente leite também, na antiga cidade alemã de Rotweil (cidade que conferiu nome à raça) ficaram conhecidos como: Rottweiler Metzgerhund (cão de açougueiro de Rottweil), já que os açougueiros criavam a raça com a finalidade de realizar trabalhos diversos. Além dos trabalhos já mencionados a raça também tem uma infinidade de outros “empregos” como cão de salvamento e busca, cão de terapia médica (em clínicas para reabilitação mental), isso somente para não falarmos de outras de suas capacidades e possibilidades.

A raça Rottweiler hoje é um sinônimo de características como: Lealdade, fidelidade, confiabilidade e porque não dizer versatilidade. Como já dito, pode ser usado para tarefas diversas. é um cão que percebe rapidamente quando há ou não ameaça real ao seu território ou seu dono, o que fará com que ataque corajosamente em defesa dos mesmos, no entanto não é um cão extremamente violento ou até mesmo traiçoeiro, muitas vezes dá a oportunidade do intruso de seu território retroceder em caso de invasão, fazendo até com que os donos em certos casos nem desconfiam que a casa possa ter sido invadida. Um conceito meio geral (e prático) dos criadores mais ortodoxos de “Rot’s” (apesar de criadores apaixonados fazerem sempre uma defesa velada das raças que criam ou desenvolvem) é que o Rottweiler apesar do destemor e coragem, é um guarda consciente e eficiente, pois sempre fará uma ronda sistemática em seu território, e irá barrar qualquer intruso, apesar de muitas vezes até permitir que o mesmo adentre seu território (não é do tipo que late em excesso ou fica fazendo barulho para qualquer um que suba no muro), se o invasor desistir (atitude inteligente) o cão não fará grandes alardes, se persistir na invasão o cão geralmente ataca com bote certeiro e, munido de uma mordida que fará grandes estragos na parte atingida.
     
A mordida poderosa se deve a alguns fatores, tais como: a estrutura do crânio (cabeça maciça e pesada), da mandíbula (osso do queixo) e da musculatura mandibular em geral lhe permite reter a presa com muito mais eficiência, incluindo o fato de seu focinho ser curto, além dos dentes da frente, localizados no maxilar superior se situarem um pouco á frente dos maxilares inferiores (dentes da frente), também contribuindo para retenção do local mordido. Nos casos de ameaça real ao dono diante da vista do animal, sua reação será muito mais rápida, para não dizer muito mais violenta também. é curioso, mas embora pesado (importante lembrar que o bom Rot deve sempre ser massudo, nunca obeso) possui grande agilidade, o que faz com que derrube o invasor do local muitas vezes com grande agilidade, quando muito acaba o fazendo saltando por cima, vale mencionar também sua característica agilidade lateral, conseguindo assim pular de lado, mudando com facilidade de direção, afinal suas patas de trás são extremamente possantes e dotadas de musculatura farta e bem desenvolvida, herança genética que advém dos tempos em que precisava lidar com o gado e se livrar de coices e chifradas desferidas contra ele. A agilidade lateral é uma capacidade boa no desvio de ataques contra o cão, assim se livrará mais fácil de pauladas, pedradas e caso alguém ou outro cão tente agarrá-lo. é um cão de bom faro e tem ótima memória, sendo assim sempre irá se lembrar, de alguém que tenha tentado invadir sua casa, caso esse alguém seja do convívio social de seu dono e em outra ocasião adentre seu território com permissão do mesmo, o Rot fará questão de barrá-lo.

No convívio familiar também se mantêm sereno, alerta, com seus olhos que devem ser sempre vivos e atentos naquilo que o cerca. O cão deve ser paciente e atencioso com as crianças também, com quem terão uma relação de proteção, o Rottweiler gosta de crianças (desde que sejam criados juntos desde pequenos) e é o guarda que fica ao lado. Outro detalhe importante com relação aos pequenos é que não devem ser deixados próximos ao cão sem supervisão de um adulto, pois diante de uma brincadeira mais estabanada podem, mesmo sem querer, vir a derrubar as crianças, principalmente devido ao seu porte musculoso. Importante mencionar que cães de quaisquer raças tendem a estranhar crianças caso nunca tenham visto uma.
Outro detalhe bem importante é com relação ao fato do Rottweiler ser um cão com personalidade mais dominadora, de fato é uma raça com um espírito de liderança aguçado e que tende a querer dominar e conseqüentemente proteger tudo à volta de seu território. é fato que é uma raça indicada para um dono que saiba lidar com ele, que no caso nunca se valha de métodos agressivos para educar o cão e que, sobretudo, saiba se colocar, diante do animal, caso contrário o dono acabará sendo o dominado, sendo assim haverá uma plena troca de papéis, no caso do Rot isso seria um perfeito desastre. é super importante, ser enérgico nas ordens dadas ao animal, o cão precisa entender de maneira bem direta quem manda na casa, que no caso não é ele, para isso o dono deve se valer do tom mais áspero de voz possível e sempre ter uma postura ereta e firme diante do cão. Os machos, geralmente têm esse aspecto da dominância territorial bem mais proeminente, no caso das fêmeas, elas serão sempre mais ciumentas da companhia do do no (típico de toda fêmea canina), sendo assim é super desaconselhável até mesmo cumprimentar um conhecido na rua (no caso de um eventual passeio de coleira) e que seja estranho aos olhos do animal. Rottweiler’s aprendem com relativa facilidade e, assimilam bem os comandos e ensinamentos, desde que sejam corretamente ministrados, estão entre o ranking das raças que são capazes de assimilar com relativa facilidade uma ordem já na sua quinta repetição, além de serem super predispostos a cumprirem ordens. é aconselhável que no caso de um adestramento para obediência o dono participe das aulas, para o cão assim não perder o interesse e para que saiba á quem deve obediência. Aulas de obediência são quase que um pré-requisito para quem deseja ter um cão dessa raça, já que quando adultos precisam ser cães obedientes às ordens do dono, ainda mais sendo um macho, adestramento para guarda não é aconselhável, já que o cão irá exercer tal função de maneira já natural.

Realmente para quem pensa em ter um Rottweiler deve pesar prós e contras, de fato não é uma raça para um dono inexperiente e que nunca tenha tido um cão na vida. Caso você nunca tenha tido um cachorro e pense em adquirir um Rot de preferência a uma fêmea, pois ela certamente será mais facilmente controlável que um macho. Também são contra-indicados para donos com pouco tempo, pois precisam ter contato com todas as pessoas que freqüentarão a casa para que possam se desenvolver corretamente como sendo da família. Passeios diários de no máximo 45 minutos também são indicados para evitar problemas de obesidade e possibilitar o exercício da farta musculatura, estimular o trote natural (o Rottweiler é um trotador por natureza) do cão nos passeios irá ocasionar o estímulo correto dos músculos do corpo inteiro, mantendo inclusive o animal menos agitado. Não deve ser em hipótese alguma deixado no fundo do quintal preso em uma corrente, sob a pena de se tornar um cão instável e até mesmo fácil de morder as pessoas de dentro da casa. Essa raça é de amadurecimento tardio, sendo considerado adulto apenas após os dois anos de idade. Para o fortalecimento correto da musculatura da face e dos vários músculos da cabeça deve receber (quando adulto) sempre que possível osso de fêmur bovino, isso permitirá o também correto estímulo da sua poderosa mandíbula.

Escovações semanais devem ser feitas para se evitar surgimento de pulgas e outros possíveis parasitas que venham pelo ar. No geral a pelagem do Rottweiler é curta e não demanda de maiores cuidados especiais, as escovações também irão estimular a oleosidade natural da pelagem e irá retirar os pêlos mortos. O surgimento de pulgas em cães com propensão á alergias poderá, gerar grandes “calombos” pelo corpo inteiro do animal.

Portal do Rottweiler
© Portal do Rottweiler - 2012 - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: J.Menezes .
E-mail: canilzeus@gmail.com