Origem da raça


Sabe-se que a raça origina-se da Roma antiga onde desempenhava a função de boiadeiro de tribos indígenas. Os cães foram usados para conduzir o gado, que serviria de alimento aos soldados, durante a expedição de conquista do exército romano a um local chamado " ARAÉ FLAVIAE " , que corresponde a uma região do sul da Alemanha, aproximadamente em 74 DC.

Nesta ocasião também ter-se-ia descoberto as qualidades de guarda, pois a eles era acumulada a tarefa de vigiar os suprimentos durante a noite.

Cerca de 260 DC , os Swabianos deslojaram os Romanos da cidade acima, tomando conhecimento da raça e mantendo a utilização dos cães boiadeiros. Descobriu-se também, antecessores do Rottweiler nos séculos III e IV como companheiro e protetor do homem. Em torno de 700 DC o Duque local construiu uma igreja cristã no local de uma antiga Termas Romana. Em escavações recentes foram encontradas telhas, em terracota vermelha, típicas das antigas vilas Romanas. Para diferenciar de outras cidades , os arqueólogos denominaram o local de "Das Rote Wil" ( A telha vermelha ), denominação essa que é conhecida como sendo a origem da atual Rottweil.

A cidade de Rottweil , no estado de Wurttemberg, ao sul da Alemanha, era o local onde Metzgerhund ( cão de açougueiro ), como era conhecido, aparecia com maior frequência. A hegemonia de Rottweil como um centro de cultura e comércio consolidou-se em meados do século XII. Os descendentes dos cães pastores romanos trabalharam no auxílio do comércio de gado até meados do século XIX, quando a utilização de cães para conduzir gado tornou-se fora da lei. Nessa época, as tarefas do Metzgerhund mudaram para cão de tração, tendo sido utilizado como tal até ser substituído pelo jumento quando surgiram as rodovias.

Era conhecido, então, como cão de açougueiro de Rottweil, mais tarde, abreviando, foi chamado " o cão de Rottweil " como é conhecido até hoje. Em alemão: Rottweiler

Esses cães pertenciam a classes trabalhadoras que tinham grande dificuldades para alimentá-los. Como sua função havia sido severamente reduzida e ele era grande demais para ser usado como cão de companhia, a raça começou a passar por grandes dificuldades.

O número de Rottweilers declinou tão radicalmente que em 1892 a exposição de HEILBRONN, na Alemanha, registrou somente um pobre exemplar da criação presente. Os anais da cinologia não fazem referência da criação até 1901 quando foi formado o LEONBERGER KLUB que teve vida curta, porém notável, pois pela primeira vez foi descrito o Rottweiler em forma de padrão de raça. Nessa época foram iniciados os primeiros movimentos para sua utilização no serviço policial.

Graças a sua prodigiosa inteligência, caráter firme, temperamento forte e coragem frente ao perigo, além das qualidades físicas, tornou-se um dos cães ideais para tal serviço.

Em 14 de agosto de 1921 foi fundado o Algemelner Deutscher Rottweiler Klub e.V. ( ADRK ). Finalmente, em 1924, o ADRK publicou o primeiro Zuchtbuch ( Stud Book ) da raça.


Temperamento

Tamanha força de temperamento tem sua contrapartida. O convívio feliz com o Rottweiler exige mais que um dono - é preciso ser aceito por ele como líder. Essa condição está ao alcançe da maioria das pessoas, de forma bastante simples. Basta disciplinar o comportamento do Rottweiler desde pequeno e ele terá tudo para crescer como um amigão companheiro da família, e também ganhará maior equilíbrio no desempenho da sua vocação principal: a guarda.

Conhecer as técnicas para alcançar esse resultado é uma garantia de êxito na educação e socialização dele. Além do mais, é a melhor forma de evitar erros cujas consequências vão desde um desenvolvimento de atitudes desagradáveis no convívio até ataques sem motivo, inclusive ao dono e a seus familiares.

Pulso

É importante não se deixar intimidar pelo Rottweiler e saber controlá-lo. O Rottweiler tem um instinto de dominância particularmente desenvolvido ao atingir a maturidade. Antes de optar por um Rottweiler, as pessoas devem refletir sobre sua capacidade de se impor a ele. Comprar apenas por modismo, sem obter informações sobre a raça é um grande erro.

A firmeza do dono tem de começar na infância. Ao chegar na casa nova, o Rottweiler deve perceber que não pode fazer tudo o que quer e que precisa respeitar as ordens dos familiares. Se o cão não interromper a ação com o comando "não", reforce-o em tom pausado e enérgico. Se não houver resultado, afaste-o do local e repita o comando com voz mais enérgica e mais pausada. Conduza-o com as mãos a fazer o pretendido, repetindo o "não", mas sem violência , para não traumatizá-lo nem provocar uma reação agressiva.

Mas mesmo após essa idade, os donos devem exigir obediência.Ou o Rottweiler pode se achar o dono do "mundo". E o problema de um Rottweiler dominador, criado fazendo o que quer, é um dia, ao ser obrigado a obedecer uma ordem, se recusar e até morder. Para ser líder é preciso conviver e trabalhar com o Rottweiler, senão o dono se restringirá a ser simplesmente um proprietário.

Além da imposição de limites nos acontecimentos rotineiros, que deve ocorrer desde a chegada do filhote, a melhor forma de deixar claro a um Rottweiler o domínio do dono é condicioná-lo. Ou seja: proporcionar exercícios diários de obediência básica. E ele gosta, pois é ávido ao trabalho. O Rottweler não é um cão para ser comprado e largado no jardim, ele tem de ser lapidado e por isso quem opta por ele precisa de tempo livre para fazê-lo trabalhar. Aconselha-se ao dono , no mínimo quinze munutos diários com o Rottweiler para haver uma estabilidade na relação entre cão e dono.

A verdadeira estória de como surgiu o Rottweiler

Era uma vez, há muito tempo, quando o gênero humano e canino ainda não tinham aprendido a se amar, o Grande Conselho Canino dos Oito, que governava o destino de todos os cães, convocou uma importante assembléia.

Na assembléia, os cães foram informados que o grande Conselho havia decidido que - para maior facilidade no manejo - eles deveriam se agrupar por semelhança, selecionar características mais apreciadas e escolherem um nome para designar cada grupo. Este nome seria então o nome de sua raça, para todo e sempre.

Esta decisão foi considerada de vital importância, pois a humanidade se uniria aos cães na esperança de serem úteis uns aos outros.

No dia combinado, os representantes de cada grupo se reuniram muito ordenadamente, todos com seus nomes já escolhidos. A mesa coordenadora do Conselho, apresentou então um catálogo de características, a fim de que cada representante de grupo, escolhesse as que mais lhe agradassem.

À medida que as horas passavam, tornou-se evidente que não havia características suficientes para satisfazer a todos os grupos, havendo especial escassez em tipos de orelhas e rabos. Assim, estando os representantes organizados em fila, os que estavam nos últimos lugares começaram a demonstrar sinais de desespero.

Um galgo que se encontrava atrás de um mastiff, disse angustiado:

_" Por favor, amigo Rottweiler, me deixa trocar de lugar contigo na fila, pois se eu ficar no final, não conseguirei mais rabos e - sem rabos compridos que atuem como leme - nós galgos correremos tortos."

_"Não tem problema"disse o Rottweiler, trocando de lugar com o feliz galgo."

A fila andava lentamente e o Rottweiler, agora mais no final, aguardava pacientemente, quando escutou uma voz forte atrás de si que dizia:

_" Você se importaria de trocar de lugar comigo? É que nós da raça São Bernardo necessitaremos de um tamanho grande, pois um cão pequeno não conseguiria resgatar pessoas na neve. Pense em todas essas crianças e viajantes perdidos."

O Rottweiler suspirou e se colocou então no final da fila.

E assim continuou a seleção. Um tamanho pequeno para o grupo que devia entrar em tocas; o terrier pediu e foi atendido não só com tamanho pequeno, mas também levou agilidade e velocidade. Outro solicitou uma pelagem espessa para poder trabalhar junto as ovelhas e também foi atendido. O representante do grupo miniatura precisava de um pêlo sedoso para agradar aqueles que os pegassem no colo. Prontamente levou.

Finalmente chegou a vez do Rottweiler. Com tristeza o representante folheou os catálogos e descobriu que a maioria das características já tinham sido escolhidas.

"_Suponho que nosso largo amarelo antepeito harmonizará com nossas finas cadeiras sempre que nos virem com as orelhas em pé."

"_Sinto muito, disse um membro do Conselho."

"_Não há mais orelhas em pé???" uivou o consternado Rottweiler.

"Não." Disse o membro. " Podemos oferecer orelhas largas e compridas ou médias quase pequenas, porém sempre caídas. É tudo que restou."

'_Levarei as médias quase pequenas". Disse o desiludido Rottweiler. "Afinal, nem serão tão notadas com uma cor clara e brilhante ."

"_ Não há mais cores claras " exclamou outro membro do Conselho. " Só ficou a cor preta."

"_Mas não fique triste" falou o primeiro membro do Conselho, " pois ficaram algumas manchas cor de fogo, que podem se esparramar sobre a cara e as patas. Pode desenhar - com elas - uma borboleta no antepeito, uma flor de lis no traseiro e ainda sobra um pouquinho para colocar em baixo das orelhas."

"_Não é o que planejávamos" argumentou o Rottweiler. " " Porém, um abundante e formoso rabo seria um consolo ideal."

"_Seria", falou o representante do conselho, " mas não há mais rabos."

Com um rugido de indignação, o Rottweiler se dirigiu aos membros do Conselho dizendo:

"_Pretendem vocês que eu me apresente perante o meu grupo vestido de preto, com manchas cor de fogo e orelhas caidas e sem rabo???!!"

"_É lamentável " respondeu alguém, " mas ainda temos dois olhos amarelos que combi..."foi quando o olhar de lado, escuro e profundo do Rottweiler, o fez desistir de continuar a frase.

Neste momento, o presidente do conselho apareceu, e notando que o Rottweiler havia cedido seu lugar diversas vezes na fila, mesmo sendo um dos primeiros a chegar, ordenou que - ante a ausência de características disponíveis, fosse concedido ao Rottweiler uma qualidade pertencente a cada um dos membros do Conselho.

Sendo asssim, o Rottweiler saiu da reunião e se apresentou não só ao seu grupo mas para toda a humanidade, vestindo de preto, com manchas de fogo, orelhas caidas , sem rabo e com VALENTIA, INTELIGÊNCIA, DOÇURA, FORÇA, LEALDADE, SERENIDADE, NOBREZA e um grande, verdadeiramente imenso CORAÇÃO.

Portal do Rottweiler
© Portal do Rottweiler - 2012 - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: J.Menezes .
E-mail: canilzeus@gmail.com